quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Cuide-se! Faça Drenagem Linfática.


Drenar quer dizer "coletar líquidos e transportar em tubos". Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa.

Ao contrário do sangue, que é impulsionado através dos vasos pela força do coração, o sistema linfático não tem uma bomba central. A linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular. Ao caminharmos, os músculos das pernas comprimem os vasos linfáticos, deslocando a linfa em seu interior. Outros movimentos corporais também deslocam a linfa, tais como a respiração, atividade intestinal e compressões externas, tais como as utilizadas na Drenagem Linfática Manual.

Os efeitos da Drenagem Linfática incluem a redução do inchaço (edema), melhora da defesa do organismo, do potencial reparador e da ação antiinflamatória, aumento da oxigenação e desintoxicação da musculatura esquelética, aumento da diurese e do peristaltismo intestinal. Além disso, segundo a nossa Esteticista e Terapeuta Corporal Josy, sessões regulares de Drenagem Linfática associadas a Massoterapia promovem alívio de dores musculares e do estresse, e também podem melhorar o humor.

A sessão de Drenagem Linfática Corporal completa pode durar de 45 minutos a 1 hora e meia e é indicada nos casos de: Circulação de retorno comprometida, Tecido edemaciado, Varizes, Varicoses, Cicatrização comprometida, Menopausa, Cansaço nas pernas, Pré e pós cirúrgia plástica, Linfedema, Dores musculares e Hematomas.